Os pacientes ficam surpresos quando eu sou a favor do uso de medicação para emagrecer!
- Cláudia Assis

- 6 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de nov. de 2025
A maioria das pessoas ficam surpresas quando eu sugiro avaliação médica para uso de medicação que contribua no emagrecimento.
Precisamos mudar esse estigma!
Um bom nutricionista não só é capaz de montar um plano alimentar que encaixe na dinâmica do seu dia, e ensine a você que ser saudável também é prazeroso … mas também DEVE saber interpretar quando a medicação se faz necessária.
Alguns exemplos são pacientes com compulsão alimentar onde já foi trabalhado alimentos que aumentam saciedade e ainda assim sem sucesso. Ou mesmo pacientes com exames bioquímicos alterados no sentido de resistência à insulina importante, bem como alterações hormonais na tireoide. E qualquer outra alteração onde a MEV (Mudança de Estilo de Vida) não está impactando em redução de peso corporal.

Precisamos entender que a nutrição é INDISPENSÁVEL no processo de emagrecimento, no entanto por vezes a medicação também se faz INDISPENSÁVEL.
O nutricionista DEVE saber quando indicar essa avaliação médica. E se a medicação para emagrecer de fato for utilizada, não anula a necessidade extrema do acompanhamento nutricional.
Somente aprendendo a ter hábitos alimentares mais saudáveis, você irá conseguir fazer manutenção do peso perdido. Não existe manter peso saudável praticando os mesmos erros alimentares que fizeram você chegar no sobrepeso.
Você que luta contra a balança, seu nutri já falou sobre isso com você?




Comentários